sábado, 17 de março de 2012

Ano I - número 2 - mar./abr. / 12: A comunicação - texto 2

TEXTO: anúncio publicitário - Central de Outdoor
Tente ler este anúncio dirigindo.

            O anúncio de revista é rico em informações. Pode dar toda a literatura necessária sobre um produto. Explicar o que é, como funciona, a forma de pagamento, enfim, pode dar todos os detalhes tintim por tintim.
          Ele é fantástico para um sujeito que dispõe desse tempo que você está tendo agora. Para folhear calmamente, lendo artigos e anúncios.
              Já no trânsito, para passar a mensagem a quem está passando, aí o outdoor é imbatível.
         Ele é rápido, telegráfico, gigante. Ótimo para anúncios institucionais ou promocionais de qualquer produto ou serviço.
       O outdoor também apresenta um dos recalls mais elevados, dentro de uma relação custo/benefício bem atraente.
           Dependendo do produto e seu mercado, você pode utilizar o outdoor para cercar o Brasil inteiro, um estado, uma cidade ou simplesmente um bairro. E vender tanto para o Brasil quanto para um bairro com a mesma eficiência, é uma versatilidade que nenhum outro veículo tem.
             Além do quê, o outdoor é o seu último apelo ao consumidor antes da compra. Porque ele está ali, na rua, bem próximo ao seu ponto de venda. E, você há de concordar, num mercado tão competitivo quanto o nosso isso pode ser decisivo.
              São detalhes como esse que você, anunciante, não pode deixar de levar em conta na hora de programar sua mídia. Principalmente se você quiser atingir um público como esse nosso, dirigido.


ANALISANDO O TEXTO
1. O presente texto se configura muito apropriado à discussão das características dos canais de comunicação e sua adequação às estratégias comunicativas.
2. O emissor e o receptor da mensagem estão claramente definidos. O emissor é a agência de publicidade, ou seja, a Central de Outdoor. O receptor é o anunciante em potencial, isto é, no caso, o leitor da revista, provavelmente um profissional da comunicação.
3. A elaboração da mensagem permite concluir que se trata de um texto direcionado a um público com certo grau de especialização. Pode-se comprovar essa afirmação através dos seguintes elementos: a presença de termos técnicos como "anúncios institucionais ou promocionais", "recalls", "relação custo/benefício", "mídia" e "público dirigido".
4. O texto evidencia características de diferentes canais de comunicação, isto é, a revista e o outdoor. Descreve a revista como um canal rico em informações, próprio ao receptor que possui tempo disponível para absorvê-las. Já o outdoor é descrito como um canal rápido, telegráfico e capaz de informar instantaneamente sobre um tema determinado.
5. A elaboração de uma determinada mensagem obedece a uma estratégia que objetiva ampliar o seu alcance e a sua eficiência. As mensagens que nos cercam e nos atingem derivam de estratégias comunicativas conduzidas por profissionais de marketing especializados. Podemos observar isso em veículos como jornal, televisão e rádio. 

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